Tags

, , ,

novos mistérios dolorosos

notturno & fuga op. 7
_______________________

>>> Primeiro eBook… em português! Kindle-Edition

novos-mistérios-dolorososUm torturador da ditadura, roceiro, vaqueiro, tropeiro do Interior de Minas, que por indicação de um amigo da PM é recrutado como membro das forças de repressão policial-militar contra supostos inimigos do regime, fala abertamente e com profusão de detalhes sobre o “ofício” e os colegas de serviço, relatando peripécias existenciais decorrentes da vida no sertão e na Capital, do misterioso sumiço do pai e do procedimento negativo da mãe que tanta mágoa lhe causou.
Repassa de forma peculiar, e com duvidosa gramática, inúmeras aventuras amorosas, casos, rixas, encontros e desencontros em suas muitas andanças por aí.
E vai entremeando o relato com reflexões típicas de sua origem agreste.
Um dia, esgotado e desiludido, visivelmente desmoralizado e envilecido, sem ânimo para seguir enfrentando a brutalidade e os dissabores da tarefa policial, provavelmente delatado por um companheiro, e já então caçado pelo Esquadrão como desertor, acaba amoitando-se numa brenha de sertão com a mulher que se diz sua meia-irmã.
A mistura explosiva de suas vivências, os efeitos das violentas práticas, por ele sofridas e cometidas, mormente no decorrer dos últimos anos, os constantes desvarios, medos e ciúmes da companheira, precipitam um final trágico para ambos.
O relato de um intelectual brasileiro, procedente da Alemanha com a missão de investigar atos e fatos da ditadura, inclui experiências pessoais, no Brasil e no Exterior, indagações e conjeturas, comos e porquês.
Após uma turbulenta série de contatos com o “agente” e seus capangas, cai ele mesmo nas malhas da repressão, desaparecendo por fim misteriosamente.
Essa trama constitui o manuscrito que anos mais tarde vai parar em mãos de um artista (também ele brasileiro), residente em Frankfurt, o qual através de seus contatos o resgata para publicação.