Sobre mim {pt}
Em vez de biografia
A metade da vida na Terrinha (maiúscula, sim senhor) e a outra por aí, diz-que sagitário nasce vagamundo… por isso vou vagando por mundos diversos em diversas línguas…
O eixo Frankfurt-Heidelberg me pegou pelo calcanhar e nunca mais soltou (faz tempo, meu filho?, faz, sim senhora)… teve aí uma onda muito negra de truculência militar e eu dei no pé…
Contudo o grilhão mais forte tem um elo finisterrae e uns olhos de meiga que para manter a fama da Galiza (feiticeira) puseram nessa obra o fecho definitivo… a velha Galiza que me acolheu para minha penúltima estância neste mundo de deus e do diabo.
Minas me abriu as portas, a mão paterna e a língua mãe me deram os apetrechos de navegar pelo mundo… e a senhora dos meus passos — mulher e mãe — vai me guiando, vai me empurrando, puxa daqui, ginga dali…
e assim voamos tão de leve que nem nos pesa (quase) o roteiro íngreme e resvaladiço que entre estranhos escolhemos para ir cantando nossos cantos, rir nossos risos e fazer coisas e planos que não são mais que lindos sonhos (mas não só!).
Como nem o pai nem a mãe jamais hão de ler estas linhas, pois já se foram para sempre ao fantástico mundo das estrelas e galáxias, dedico-as a ti — primeiro a ti — e ao fruto de teu ventre, nossa obrita de cuidados.
No entanto, algo de biografia
Cantor lírico, musicólogo e escritor brasileiro licenciado em Letras Clássicas e Neolatinas.
Estudou Filosofia e Teologia (com os Salesianos), História da Arte e Dramaturgia (São Paulo).
Canto, Piano, Teoria e História da Música (Escola Superior de Música e Universidade Goethe de Frankfurt.
Onde também assistiu aos famosos Seminários de Poética (em alemão “Poetiklesungen”).
Diplomado pela Universidade de Heidelberg em Filologia alemã.
De 1981 a 2005: Membro do corpo artístico do Teatro Municipal de Heidelberg,
tendo atuado ao mesmo tempo em muitos eventos musicais na Alemanha, Suíça, Áustria, França e Bélgica — com um amplo repertório de ópera e concerto.
O ofício de escritor sempre esteve inseparavelmente unido à sua trajetória artística, tendo publicado contos, romance e poesia em português, alemão e castelhano.
Prêmio Internacional de Teatro (Alemanha/WDR).
Prêmio Internacional de Poesia Addison de Witt (España).
Ao sair do Brasil em 1973 esteve viajando pela Inglaterra, Escandinávia e pela maioria de países europeus,
passando finalmente a residir na Alemanha (Frankfurt e Heidelberg durante mais de três décadas).
Por último se trasladou a España, onde reside atualmente.
Bom dia, primo. Fico feliz que minha mãe me tenha enviado o seu site. Com certeza vou pedir um exemplar (em papel) do seu livro e ficar esperando por uma oportunidade para que você mo possa autografar. Temos muitas coisas em comum: Origem, Minas, literatura e Europa. Sou neto do Ignácio Fortes Bustamante e pedi para minha mãe (Iza) lhe enviar o meu telefone via Face. Quem sabe conseguimos um dia nos encontrar e tomar uma cachacinha? Abraço.
Isso da cachacinha, primo André, é uma boa. Legal, legal. Estou esperando que a Iza me mande o teu celular pra gente poder se comunicar via Whatsapp. We’ll keep in touch. Abração.